O que fazer no Paraguai? Dicas da Fronteira

Quando falamos sobre o que fazer no Paraguai, a maioria das pessoas costumam associar o país apenas a Ciudad Del Este e suas compras baratas.

Esse nosso país vizinho possuí muito mais atrativos do que pensamos, e é isso que nós vamos contar hoje para você!

Embora sejam “ofuscados” diante dos pontos turísticos do Brasil e demais países que fazem fronteira com ele, o Paraguai abriga belezas naturais e históricas, dignas de serem visitadas.

+ Como atravessar a Ponte da Amizade no Paraguai? Dicas e sugestões

Ponte da Amizade | O que fazer no Paraguai? Dicas da Fronteira
Ponte da Amizade | Foto: Avant Produções

Assunción

A capital do país está entre as capitais mais verdes da América Latina e do mundo. Sabia disso?

A fama da cidade, vem de seus prédios com origem colonial, os espaços públicos geralmente bem espaçosos, a simplicidade e um povo muito receptivo.

Embora que pareça grande ao ouvir falar, a cidade conta com um pouco mais de 500 mil habitantes.

Além disso a organização e limpeza contam como fatores muito relevantes, mas, além disso, a cidade abriga vários outros lugares bem legais para serem visitados. Vamos te passar uma lista rápida desses pontos turísticos:

  • Museu Casa da Independência
  • Calle Palma
  • Palacio del Gobierno
  • Catedral Metropolitana de Assunção
  • Costanera
  • Loma de San Jeronima
  • Centro Cultural da República
  • Lido Bar

Encarnación

Capital do departamento de Itapúa, é considerada a mais popular do Paraguai.

Isso se explica pelo fato do país não ter saída para o mar. Então este é o mais perto de uma praia que eles tem e frequentam muito.

Sendo assim, a cidade também tem um carnaval bem animado, assim como o nosso, com alegorias e pessoas fantasiadas.

Gran Chaco

Para os amantes de natureza, este é o passeio ideal.

Isso porque a região ocupa um pequeno pedaço do Pantanal brasileiro, da Bolívia e Argentina.

Então a região paraguaia ocupada a metade oeste do país, e quase não é povoada, então já sabe por que falamos que é ideal para passeios né?

Dá pra conhecer os animais típicos da região e ainda garantir boas experiências com a exploração do espaço e toda sua vegetação.

Trinidad y Jesús

O local abriga duas igrejas jesuítas que entraram na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco, em 1993, a Santíssima Trinidad de Paraná y Jesus de Tavarangue.

As ruínas mostram a arquitetura da era jesuíta na América do Sul e ficam a 12km de distância uma da outra.

Contudo, o passeio na região é feito com guias, que ajudam a entender a história das construções, sua utilização e outros detalhes então, é claro que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Ciudad Del Este

Eu sei que vocês estavam esperando por este momento.

Ciudad Del Este é a porta de entrada do país vizinho e a mais popular para brasileiros e estrangeiros, que muitas vezes se limitam somente a essa área, deixando de conhecer todos os outros lugares que citamos a cima.

Mas, vamos lá! Ciudad del Este é o paraíso das compras no Paraguai, não podemos negar.

Dessa forma ela sempre estará entre os destinos mais procurados por comerciantes, principalmente os referentes a eletrônicos, que se isentam de impostos no país vizinho, e costumam chegar a 50% do valor cobrado no Brasil.

Para ajudar ainda mais na hora de escolher o que fazer e para onde ir, te daremos umas diquinhas:

  • Shopping Del Este
  • Cellshop
  • Casa Nissei
  • Casino Acaray
  • Gavannah Resto Dance
  • By Night
  • Salto Monday
  • Lagoa da República
Shopping Del Este - Paraguai | O que fazer no Paraguai? Dicas da Fronteira
Shopping Del Este – Paraguai | Foto cedida pelo estabelecimento

+ O que fazer em Foz do Iguaçu | Roteiro de 4 dias na Terra das Cataratas

Um pouco de história

Agora que falamos sobre o que fazer, que tal um pouco da história sobre este país tão importante para nós aqui na fronteira?

O nome Paraguai, vem do tupi-guarani, e faz referência ao rio da região, é chamado oficialmente de República do Paraguai.

Os índios guaranis habitavam o país, quando Juan Diaz de Solís, descobriu a região, no ano de 1515.

Em 1537, navegantes espanhóis chegaram a região em busca de ouro. Eles construíram um forte, chamado de Nuestra Señora de la Asunción, local que veio a ser Assunção (atual capital do Paraguai).

Chamado de Paraguai Colonial, assim como a Argentina Colonial, foram governados conjuntamente até 1620, quando se converteram em dependências do vice-reinado do Peru.

Ao final do século XVI, jesuítas estabeleceram várias missões, que eram habitadas por índios, convertidos por missionários, que formavam pequenas comunidades independentes (econômica e politicamente.

Sendo assim, em 1811 o Paraguai proclamou sua independência, que foi ratificada pelo congresso dois anos mais tarde.

A partir daí, o país passou a adotar uma série de regimes. Francisco Solano López, no ano de 1865, entrou em guerra com o Brasil, a Argentina e o Uruguai.

Como resultado essa disputa acabou resultando na dizimação da população masculina, redução de extensão territorial e ocupação do exército brasileiro, até 1876.

Passado este momento, o país teve alguns momentos conturbados como a Guerra o Chaco e as dificuldades econômicas enfrentadas na década de 70 e 80.

Bandeira do Paraguai | O que fazer no Paraguai? Dicas da Fronteira
Bandeira do Paraguai | Foto: Canva Pro

Sobre o Paraguai

Para nós aqui na fronteira isso é algo que se sabe desde muito pequenos, mas você aí que está lendo essa matéria mas não é daqui, sabia que o país faz fronteira com a Argentina, Bolívia e Brasil?

Contudo, nossos amigos paraguaios também ocupam o posto de segundo país onde mais vivem brasileiros no exterior, superando o Japão e ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

A cidade de Assunção, capital do Paraguai, é uma das mais antigas da América do Sul, e foi uma das principais cidades coloniais da Espanha.

O Paraguai abriga belas belezas naturais, e com influência da Espanha, tem como um dos seus idiomas oficiais o espanhol e o guarani, além de terem uma arquitetura colonial, cultura europeia e indígena, são um lugar e tanto para se conhecer na América Latina.

Cultura

Orgulhosos de toda a sua história e influência indígena, o Paraguai conserva danças folclóricas como a polca paraguaia, yuki, chiperita, pericón e várias outras. Há uma mescla de ritmos europeus com indígenas que formam essas representações.

Economia

Fortemente baseada na agricultura e pecuária, especialmente a soja, o país se consolidou no ramo de produções.

Contudo eles também são conhecidos por abrigarem muitas lojas internacionais e até (infelizmente) por muitos produtos falsificados, que são vendidos por valores muito abaixo do original, e atraem pessoas de todo o Brasil e fora dele, interessados em comprar esses produtos para revender.

Pontos turísticos

Na capital, Assunção, a oferta cultural é muito grande.

Os teatros e museus como a Casa da Independência, o Panteão Nacional, Catedral Nossa Senhora da Assunção e Museu de Barro, formam um verdadeiro centro cultural.

Em Encarnación, as Ruínas Jesuíticas de Tavarangue e da Santíssima Trindade podem ser visitadas, principalmente por aqueles que gostam de conhecer lugares históricos.

Conclusão: O que fazer no Paraguai? Dicas da fronteira

Enfim, deu pra ver que tem muito o que fazer no Paraguai, né?

O país não se limita somente a sua entrada e as famosas compras de todos os dias, mas existem várias outras belezas que fazem parte de sua história e merecem ser apreciadas.

Você ainda não conhece a cidade? Então, planeje agora mesmo sua viagem para Foz do Iguaçu e nos faça uma visita!

Aqui na ANV cuidaremos de tudo para que seus passeios sejam os mais proveitosos possível, com ingressos de todas as atrações disponíveis na cidade.

Créditos da capa: Foto do Canva Pro | Edições por Maria Leithardt

Leia também: Como comprar passagens aéreas para Foz do Iguaçu mais baratas?

Onde ficar em Foz do Iguaçu: Resorts, Hotéis e Pousadas

Dicas de Passeio em Foz do Iguaçu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *