Dicas de viagem - lugares para conhecer no Paraná e Sul do Brasil

As nossas dicas de viagem sempre trazem uma diversidade de destinos para você visitar.

O Brasil é um país muito rico! Sua natureza, as plantas e animais são cartão-postal de muitas regiões.

Algumas dessas paisagens ainda são pouco conhecidas e consequentemente pouco visitadas, principalmente as que estão em locais mais isolados, em cidades de interior.

A parte boa, é que nós vamos te indicar tantos lugares, que vai ter uma lista bem grande para preencher na sua próxima viagem.

Aí é só arrumar as malas e ir! Prontos? Então vamos lá.

Dicas de Viagem: Paraná

Ilha do Mel - Paranaguá | Dicas de viagem: lugares para conhecer no Paraná e Sul do Brasil
Ilha do Mel - Paranaguá | Foto: Canva Pro

Paranaguá

É a cidade mais antiga do Paraná!

Famosa por abrigar um dos mais importantes portos da América Latina, o Porto de Paranaguá, a cidade possui também um centro histórico, cheio de bons relatos sobre sua formação.

A região, abriga a Ilha do Mel, passeio muito recomendado entre brasileiros e paranaenses por todas as suas belezas naturais e a preservação do espaço.

Por abrigar uma ilha, que é frequentemente visitada por moradores do estado e outras regiões do Brasil, o ideal é que você visite a visite ainda durante o verão. Se prefere algo mais calmo, busque viajar na baixa temporada, quando há menos turistas na região.

Jaguariaíva

Localizada a 200 km de Curitiba, a cidade possui uma natureza exuberante, com cenários privilegiados!

Suas trilhas, levam a lindas cachoeiras que ainda são pouco conhecidas.

Para quem gosta de sossego, este é o destino ideal. As melhores épocas para visitar é de março a maio, agosto e setembro, que registram temperaturas mais agradáveis, ideais para realizar passeios e descobertas.

Sapopema

A maioria das cidades estão por perto de Curitiba.

Sapopema, está localizada a 300 km da capital e também tem belezas naturais únicas, como as trilhas naturais, que levam ao Pico Agudo e a cachoeira Salto das Orquídeas.

A melhor época para visitar a região, é no período de seca, entre maio e outubro, evitando as chuvas, e desfrutando a programação local.

Sengés

Ah, o sossego junto a natureza. Como não gostar?

Com muitas cachoeiras, piscinas naturais, cânions e outras belíssimas paisagens, o local atrai visitantes dispostos a conhecer a famosa cachoeira Véu de Noiva, ilustrada em muitas fotografias.

Essa é uma opção de viagem barata, dessas que dá pra você aproveitar bem sem gastar muito.

Os melhores momentos para conhecer Sangés são de março ao final de junho e agosto a setembro.

Faxinal

Localizada na região norte do Paraná, o município de Faxinal é ideal para aventureiros, afinal, é conhecido como a capital da aventura!

Com mais de 70 cachoeiras, que formam cenários de encher os olhos, o destino é perfeito para uma viagem sozinho ou com os amigos, desfrutando de todas as aventuras e banhos gelados que as cachoeiras e trilhas permitem sentir.

Se pensa em visitar o local, a melhor época é o verão, de dezembro a março, quando as temperaturas são mais altas, perfeitas para toda a programação.

Tibagi

Composto por cânions e cachoeiras, a região abriga trilhas ecológicas, que levam a cenários encantadores.

Entre os atrativos mais populares, estão o Parque Estadual do Guartelá e o Salto Santa Rosa.

A dica de viagem para Tibagi, na região dos Campos Gerais, é de dezembro a setembro, quando quase não chove. Assim, dá pra conhecer todas as piscinas naturais sem preocupação.

Lapa

Se estava pensando em onde passear no Paraná, nós trouxemos a boa dica.

Localizada a 69 km de Curitiba, a Lapa é uma das cidades mais importantes do Paraná!

Sua importância também é reconhecida e ressaltada no Brasil. O “cerco da Lapa” foi um capítulo decisivo na consolidação da República, ocupando um espaço fundamental na história de nosso país, e de toda a região sul.

O pequeno centro histórico, fica no centro da cidade e tem a responsabilidade de arquivar todos os registros da história da cidade e a importância que tem.

Então, já sabe. Se for para Curitiba, aproveite para conhecer essa pequena importante cidade, que pode ser visitada o ano todo.

Foz do Iguaçu

Por estar em uma região de tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina, a cidade atraí visitantes de todo o mundo.

Quem passa por aqui, costuma ser atraído pelas famosas Caratas do Iguaçu, consideradas uma das Sete Maravilhas da Natureza.

Além deste atrativo, existem vários outros tipos de passeios em Foz do Iguaçu, como o Parque das Aves, a Itaipu Binacional, Marco das Três fronteiras etc.

O diferencial de nossa cidade, é realmente o fato de estar em uma região de Tríplice Fronteira, tornando muito mais fácil a visita aos outros dois países: Paraguai e Argentina.

Se está pensando em passar por por aqui, leia essas dicas de passeios na fronteira:

+ RESTAURANTES EM FOZ DO IGUAÇU | CONHEÇA 10 ÓTIMOS RESTAURANTES DA CIDADE

+ COMO COMPRAR PASSAGENS AÉREAS PARA FOZ DO IGUAÇU MAIS BARATAS?

Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu | Dicas de viagem: lugares para conhecer no Paraná e Sul do Brasil
Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu | Foto: Canva Pro

Curitiba

Curitiba é a capital paranaense, e ocupa a posição de terceiro polo principal do setor turístico no Brasil.

Além de receber milhares de pessoas mensalmente a negócios ou não, a capital ainda é repleta de áreas verdes, como o Parque Barigui, Ópera de Arame e o Jardim Botânico.

Os museus Oscar Niemeyer e a Pedreira Paulo Leminski também são ótimas opções para quem deseja conhecer um pouco mais da cidade, e descobrir novos ambientes.

+ Pontos Turísticos do Paraná – Principais lugares para você viajar!

Dicas de Viagem: Sul

Porto Alegre

Com muitos parques, áreas verdes e lagos, o local é procurado por pessoas que desejam admirar lindas paisagens, como o Parcão e a Redenção.

A cidade também é palco de uma das casas de espetáculos mais importantes do Brasil, o Theatro São Pedro.

O bom de lá, é que dá pra visitar tanto durante o verão, quanto no inverno. As belezas se modificam de acordo com as estações, mas ainda assim, possuem belezas encantadoras de serem visitadas.

Gramado e Canela

Ainda que pareça que as duas são uma, essas duas cidades são vizinhas, mas não a mesma.

As belezas são muito parecidas, e geralmente quando se visita uma, logo se visita a outra, por conta da proximidade entre elas.

Gramado nos reflete as origens europeias e aos costumes dos gaúchos. Na cidade podemos encontrar uma grande diversidade de fábricas de chocolate e bons restaurantes.

Já a cidade de Canela conta com belezas naturais, como a Cascata do Caracol, o Parque das Sequoias e o Parque da Ferradura.

O artesanato também é muito forte na região. Essa dica de viagem é excelente, afinal, são dois destinos bem pertinhos um do outro. Não dá pra perder né?!

Blumenau

A cidade é uma das mais tradicionais da região, e é nacionalmente conhecida como a capital da cerveja.

A Vila Germânica fica lotada durante quase um mês inteiro, durante a Oktoberfest. Além desta atração, a cidade atrai ainda visitantes para o Museu da Cerveja.

A tradição alemã é muto presente na vida dos moradores, e por isso atrai muitas outras famílias que tem a mesma origem ou possuem interesse nas tradições e costumes locais.

Blumenau - Santa Catarina | Dicas de viagem: lugares para conhecer no Paraná e Sul do Brasil
Blumenau - Santa Catarina | Foto: Canva Pro

Joinville

É a maior cidade do estado de Santa Catarina, e até hoje mantém suas raízes da colonização europeia, por isso, possui um clima interiorano encantador!

A fama de cidades das flores cai muito bem, já que há vários jardins espalhados por bairros da cidade, e por si só já se tornam uma atração.

Ponto estratégico, perto de muitas praias, a cidade oferece suas próprias atrações e ainda está bem perto de várias praias famosas da cidade.

Conclusão: Dicas de viagem: lugares para conhecer no Paraná e Sul do Brasil

Agora é só arrumar as malas!

As nossas dicas de viagem trazem muitas boas indicações, afinal, nosso país é lindo, cheio de lugares maravilhosos para se visitar.

Se for visitar a nossa cidade, nós te ajudamos com os ingressos de passeios hein!

Estaremos sempre de portas e coração aberto para receber todos vocês. Até a próxima, tchaaau.

Créditos da capa: Foto do Canva Pro | Edições por Maria Leithardt

Leita também: Viajar na pandemia com segurança, é possível? | Combo Iguassu

Principais pontos turísticos do Brasil – Venha conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *