Itaipu Binacional: Muito além do vertedouro

Que a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional é uma das maiores produtoras de energia limpa do mundo, acho que você já sabe, mas e o resto?

Essa megausina, que gera muitos empregos todos os anos e movimenta a economia de nossa cidade, vai muito além do vertedouro.

Muito mais que a água captada e a energia produzida, a Usina tem todo um trabalho admirável por trás dos seus processos, além de passeios espetaculares para serem realizados, tanto aqui, do lado brasileiro, quanto do lado paraguaio.

+ (Guia) O que fazer em Foz do Iguaçu? Dicas de viagem!

Vertedouro aberto na Itaipu Binacional durante a noite | Itaipu Binacional Muito além do vertedouro
Vertedouro aberto/ Itaipu Binacional | Foto cedida pelo atrativo

História da Itaipu Binacional

A palavra Itaipu significa “a pedra que canta” em Tupi.

No ano de 1973, técnicos, brasileiros e paraguaios, estavam em busca do ponto mais indicado para a construção da barragem.

Quando a localização perfeita foi encontrada, estava em um trecho do rio conhecido como Itaipu, dai a origem do nome.

As obras começaram em 1974, e em 1975, as coisas começaram a tomar enormes proporções.

A obra demandava uma grande mão de obra, e para isso, mais de 9 mil moradias foram construídas nas margens para abrigar quem trabalhava na construção.

Esse processo colaborou muito com o crescimento da cidade de Foz do Iguaçu, que inicialmente tinha apenas 20 mil habitantes. Dez anos depois, o número subiu para 101.447 habitantes.

Em 1978 a escavação do desvio do rio foi iniciada, e chegaram ao fim em 1982. A partir dai, a usina passou a superar todos os seus recordes de produção de energia .

No ano de 2016, a Itaipu Binacional se tornou a primeira hidrelétrica do mundo a ultrapassar a marca de 100 milhões de megawatts-hora (MWh) geração anual.

+ Curiosidades: Rio Iguaçu e Rio Paraná

Itaipu Binacional e sua preocupação com o meio ambiente

Talvez esse seja um dos pontos mais destacáveis da empresa.

Sua preocupação em produzir energia e superar seus números, foi sempre levada em consideração. Mas o ecossistema e a preservação do meio ambiente sempre foram respeitados.

Por estar inserida em uma área com uma grande diversidade biológica, a preservação era uma necessidade, já que a natureza sempre foi desrespeitada e ameaçada pelas ações do homem.

A margem brasileira da empresa, está entre dois parques nacionais: do Iguaçu e da Ilha grande.

O Parque Nacional do Iguaçu, é uma das últimas reservas florestais de Mata Atlântica do tipo estacional semidecídual do Brasil, além de ser a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo.

Já o Parque Nacional da Ilha Grande, está em Guaíra, em área de transição entre a floresta estacional semidecídua, o Cerrado e o Pantanal.

A preservação desses parques é feita através de medidas socioeducativas, ações socioambientais, cuidados com a água, proteção da fauna e da flora e espaços educativos.

Mulher observando animal por grade de vidro | Itaipu Binacional Muito além do vertedouro
Refúgio Bela Vista | Foto: Sky Takes

Melhor produtividade da história

Após enfrentar uma dura estiagem no ano de 2020, a usina hidrelétrica de Itaipu conseguiu a melhor produtividade anual em pouco mais de 36 anos de operação.

Tem motivos para isso né?

A usina otimizou ao máximo a produção, aproveitando toda a água que chegava pelo Rio Paraná, sem qualquer desperdício.

Resumida e simplificadamente, eles exploraram ao máximo sua matéria-prima, fazendo mais com menos, chegando a 1,087 megawatt por metro cúbico por segundo.

+ Turismo | Itaipu Binacional fecha 2020 com números positivos

Geração acumulada

Com destaque mundial, a hidrelétrica já produziu mais de 2,76 bilhões de MWh, desde sua operação em maio de 1984, confirmando sua liderança mundial em produção de energia limpa e renovável.

Acompanhada da Usina de Três Gargantas, na China, as duas estão na liderança mundial de duas marcas, a de recorde de energia acumulada e de eletricidade produzida em um único ano.

Três Gargantas, em 2020, gerou aproximadamente 111,8 milhões de MWh.

Assim, as megausinas somam experiência, qualidade e eficiência, com boas práticas e números altos, alcançando excelentes posições.

Itaipu, ocupa a liderança mundial de produção acumulada e Três Gargantes, o recorde mundial de produção mundial de energia estabelecido em 2020.

Como visitar Itaipu Binacional?

Se você quer conhecer a maior geradora de energia do país, precisará vir até Foz do Iguaçu, para facilitar a escolha de vista, entre o lado brasileiro, ou o lado paraguaio.

Se já está por aqui, ou mora na região, pode fazer a visita como turista ou por uma visita institucional, que geralmente é separada para universidades e instituições de ensino.

Depois de escolher o país, você se atenta a programação e seus passeios e claro, adquire seus ingressos.

Se precisar de ajuda, é só falar com um de nossos atendentes. Nós garantimos um passeio seguro e confortável para você.

+ Como visitar os destinos turísticos de Foz do Iguaçu com segurança?

Itaipu Panorâmica

Neste passeio, o visitante é contemplado com uma visão privilegiada da Usina, com ponto principal na vista do vertedouro e passagem com ônibus especial em cima do vertedouro.

Dá pra ver todo o Lago de Itaipu e admirar as lindas paisagens de dentro de Itaipu.

O passeio pode acontecer durante o dia, ou a noite, no chamado Itaipu Iluminada, em que o passeio é o mesmo, mas a barragem é toda iluminada.

Itaipu Refúgio Biológico

O Refúgio Biológico Bela Vista abriga mais de 50 espécies de animais e 960 gêneros de plantas.

Durante o trajeto, que passa pelo Canal da Piracema, dá pra ver jacarés, serpentes e jaguatiricas bem de pertinho.

A biodiversidade do ambiente é surpreende. O contato com a natureza e toda sua tranquilidade são garantidos no passeio.

Itaipu Ecomuseu

Essa visita é responsável por nos levar ao passado, com cenários pré-históricos até a povoação de Foz do Iguaçu e a construção da usina.

O que mais chama atenção, é sem dúvidas a maquete de 76 metros quadrados, que reproduz toda a região trinacional, bem debaixo dos nossos pés.

Ônibus passando pela estrutura da barragem de Itaipu | Itaipu Binacional Muito além do vertedouro
Estrutura da barragem de Itaipu | Foto: Sky Takes

Gratuidade

Os moradores de Foz do Iguaçu, dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e da região trinacional tem isenção total ou parcial da tarifa na maioria dos passeiros.

As crianças de até 5 anos de idade não pagam.

BÔNUS: o que é município lindeiro?

Primeiramente, ser um lindeiro, faz referência a linda ou linda (limite), algo demarcado.

Aqui no Paraná, os 15 municípios lindeiros ao Lago são: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Helena, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, São José das Palmeiras e Terra Roxa.

Conclusão: Itaipu Binacional | Muito além do vertedouro

Com essa matéria dá pra saber que a Itaipu Binacional realmente vai muito além do vertedouro né?

Além de seu importante papel para o desenvolvimento do município de Foz do Iguaçu, eles ainda promovem passeios turísticos no espaço e tem todo um trabalho consciente desenvolvido por seus colaboradores.

A preocupação com o meio ambiente, sua preservação e sustentabilidade, garantem sua qualidade e reconhecimento em todo o mundo.

O Evaristo Júnior é apaixonado por viagens, e não perdeu a oportunidade dele! Veio para Foz do Iguaçu e aproveitou para visitar essa belezura, e ainda listou algumas curiosidades bem bacanas, vale a pena conferir.

Publicação do Evarissto Junior

Não esquece de seguir a gente nas redes sociais <3

Créditos da capa: Foto do Canva Pro | Edições por Maria Leithardt

Essas matérias podem ser do seu interesse: Como comprar passagens aéreas para Foz do Iguaçu mais baratas?

Tríplice Fronteira – Por onde começar sua viagem?

10 Dicas de hospedagem | (Guia) Como escolher o hotel pela internet?