Turismo - Itaipu Binacional fecha 2020 com números positivos

O turismo de Itaipu Binacional é um dos mais conhecidos e aclamados, não só na fronteira, mas em todo o mundo.

Suas grandiosas estruturas metálicas, turbinas e volume de águas, tornam o atrativo admirável a seus visitantes.

Neste fim de ano, os números foram positivos mais uma vez. O feriado de Ano Novo marcou a retomada positiva dos visitantes, além de um recorde de geração de energia.

Vamos te contar essa história bem direitinho, então, acompanhe essa matéria informativa que temos certeza que vai gostar!

Itaipu Binacional | Foto: Rafael Bechlin | Turismo: Itaipu Binacional fecha 2020 com números positivos
Itaipu Binacional | Foto: Rafael Bechlin

Feriado de Ano Novo

Infelizmente, o ano de 2020 não trouxe tantas alegrias.

A pandemia, causada pelo Covid-19, fez com que a cidade parasse com todas as suas atividades no início do ano, como prevenção ao contágio da doença.

Em julho, os atrativos voltaram a operar, com toda a segurança necessária, e aos poucos fortalecendo suas atividades.

No feriado de Natal, o turismo de Itaipu alcançou a marca de 4 mil visitantes.

Para o Ano Novo, os números foram superados, com 4.885 visitantes, a maioria do Paraná, seguido de Rio Grande do Sul e São Paulo.

Estiveram presentes também, visitantes do Acre, Alagoas, Amazônia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará. Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba.

Do exterior, os visitantes eram do Chile, Paraguai, Peru, Porto Rico, Venezuela, Argentina, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Escócia, China e Belize.

A novidade para a visitação deste ano, foi o monitor barrageiro, que interagia com o público, contanto partes da história da usina, desde sua construção, até seu atual funcionamento.

A medida inovadora, uniu experiência e prevenção à tecnologia, servindo como uma medida de prevenção.

Antes da pandemia, os profissionais que atuaram na construção de Itaipu, estavam atuando como Monitores Barrageiro. Com mais de 60 anos, eles teriam que ser afastados do contato com o público.

Por sorte, uma solução tecnológica foi encontrada. O Monitor Barrageiro foi adaptado, e operado virtualmente pelos funcionários antes afastados, que se revezaram em uma sala, e atenderam os visitantes com suas histórias e experiências, mesmo sem contato físico.

Visitação na Itaipu

Visitantes na Itaipu (antes da pandemia) | Foto: Alexandre Marchetti | Turismo: Itaipu Binacional fecha 2020 com números positivos
Visitantes na Itaipu (antes da pandemia) | Foto: Alexandre Marchetti

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no ano de 2020, o turismo de Itaipu Binacional da margem brasileira, recebeu 233.408 visitantes.

O número, é 64% menor que o de 2019, mas ainda consegue ser positivo, já que o momento que não só nós, aqui em Foz do Iguaçu, mas em todo o mundo, sofremos com as mudanças e restrições de uma pandemia.

A economia da cidade, sofreu muito com essas restrições.

O turismo, é a principal atividade econômica de Foz do Iguaçu, respondendo por mais de 50% do PIB do município.

Sua retomada gradativa, teve forças após a campanha Vem Pra Foz, lançada no mês de junho pela Itaipu Binacional e parceiros, como iniciativa para salvar o setor, que envolve muitos trabalhadores.

Direta e indiretamente, o turismo gera muito emprego em nossa cidade, e sua parada, fez que muitos perdessem seus cargos e consequente suas rendas.

Taxistas, guias de turismo, empresários do ramo hoteleiro e comercial, garçons e etc. Todos foram afetados e precisavam que algo fosse feito.

Por isso, o destino adotou a campanha, e com ela, uma série de medidas sanitárias, como o treinamento e capacitação de pessoal, distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel.

Melhor produtividade da história

Após enfrentar uma dura estiagem no ano de 2020, a usina hidrelétrica de Itaipu conseguiu a melhor produtividade anual em pouco mais de 36 anos de operação.

Tem motivos para isso né?

A usina otimizou ao máximo a produção, aproveitando toda a água que chegava pelo Rio Paraná, sem qualquer desperdício.

Resumida e simplificadamente, eles exploraram ao máximo sua matéria-prima, fazendo9 mais com menos, chegando a 1,087 megawatt por metro cúbico por segundo.

Geração acumulada

Vertedouro de Itaipu | Foto: Alexandre Marchetti | Turismo: Itaipu Binacional fecha 2020 com números positivos
Vertedouro de Itaipu | Foto: Alexandre Marchetti

Com destaque mundial, a hidrelétrica já produziu mais de 2,76 bilhões de MWh, desde sua operação em maio de 1984, confirmando sua liderança mundial em produção de energia limpa e renovável.

Acompanhada da Usina de Três Gargantas, na China, as duas estão na liderança mundial de duas marcas, a de recorde de energia acumulada e de eletricidade produzida em um único ano.

Três Gargantas, em 2020, gerou aproximadamente 111,8 milhões de MWh.

Assim, as megausinas somam experiência, qualidade e eficiência, com boas práticas e números altos, alcançando excelentes posições.

Itaipu, ocupa a liderança mundial de produção acumulada e Três Gargantes, o recorde mundial de produção mundial de energia estabelecido em 2020.

Curiosidade

Sabia que toda essa energia acumulada de Itaipu, seria capaz de abastecer o mundo todo por um dia e cinco horas?

Poderia também abastecer a energia do Brasil por 58 dias, o Paraguai por 4 anos e cinco meses e Foz do Iguaçu, por 131 anos e seis meses.

Energia pra caramba né?!

Turismo na Itaipu Binacional

Agora que você já sabe de tudo isso, vou te passar as informações necessárias para fazer uma visita. Depois destes números, não dá pra perder!

– ITAIPU BINACIONAL – INGRESSOS: os ingressos podem ser adquiridos aqui mesmo. Basta clicar aqui e escolher o passeio que mais te agrada!

– ITAIPU BINACIONAL – ENDEREÇO: Avenida Tancredo Neves, 6702 , Foz do Iguaçu – PR.

– ITAIPU BINACIONAL – TELEFONE: 45 3576-7000

– ITAIPU BINACIONAL – PASSEIOS: se pretende visitar a margem brasileira, as modalidades de passeio se dividem em três. Itaipu Panorâmica, Refúgio biológico Bela Vista e Itaipu Ecomuseu.

**Para os passeios do lado paraguaio, você pode clicar aqui.

Gratuidade

Os moradores de Foz do Iguaçu, dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e da região trinacional tem isenção total ou parcial da tarifa na maioria dos passeiros.

Crianças de até 5 anos de idade não pagam.

CONCLUSÃO: Turismo | Itaipu Binacional fecha 2020 com números positivos

Dá pra acreditar que abrigamos a maior produtora de energia limpa e renovável do mundo?

O turismo de Itaipu Binacional se supera a cada ano, assim como sua produção.

Mesmo em um momento difícil, e com muitas mudanças, o atrativo conseguiu bons números e ainda, uma posição no ranking mundial.

Realmente, visitar essa grande obra, é uma atração e tanto!

O viajante Evaristo Júnior passou por Foz do Iguaçu e não perdeu a oportunidade! Fotografou a barragem e ainda apontou várias curiosidades, vale a pena conferir.

Publicação do Evaristo Junior

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que postamos. Caso precise de ajuda, fale com um de nossos atendentes.

Estamos aqui para ajudar no que for preciso, e garantir que sua experiência na cidade seja a melhor possível <3

Créditos da capa: Foto cedida por Itaipu Binacional | Edições por Maria Leithardt

Veja também: O que fazer em Foz do Iguaçu a noite? Confira essas dicas

Clima em Foz do Iguaçu: Saiba como são as estações do ano na fronteira

Como comprar passagens aéreas para Foz do Iguaçu mais baratas?

Como arrumar a mala? A ANV Travel consegue te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *