Ponte da Amizade: Como está a fronteira com Paraguai

Atualização:

De acordo com o Portal da Cidade Foz, a Ponte da Amizade tem data de abertura prevista para o dia 15 de outubro.

O protocolo de saúde que entrará em vigor a partir de quinta-feira foi apresentado pelo governo paraguaio nesta segunda, dia 12.

Os horários de entrada e saída continuam os mesmos, mas para os que quiserem atravessar além de 30km da fronteira com o Paraguai terá que apresentar resultado negativo ao Covid-19 e permanecer em isolamento por um período pré-determinado.

Ponte da Amizade: Pensando em vir a Foz do Iguaçu e quer saber como está a situação por lá?

Aqui iremos esclarecer algumas duvidas em relação a como está a fronteira com Paraguai, sobre como está o Paraguai hoje e falar de algumas lojas que mudarão para Foz do Iguaçu.

Continue conosco para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

Veja também: Pacotes de férias em Foz do Iguaçu 2021

Ponte da Amizade  fronteira com Paraguai
Ponte Internacional da Amizade - Fotografia por Avant Produções

Ponte da amizade fechada: saiba o motivo

Quem visita Foz do Iguaçu sabe que é impossível vir a cidade e não dar uma passadinha em Ciudad Del Este para fazer compras no Paraguai, já que é conhecida pela mais variada rede de lojas.

Todavia a fronteira com o Paraguai hoje encontra-se fechada, em resposta a pandemia do Coronavírus.

Muitos trabalhadores formais e informais que atuavam na fronteira depararam-se com uma situação complicada e uma pergunta em comum assola a todos: Quando vai ser liberada a ponte da amizade?

Mas antes que possamos responder a essa pergunta, é preciso saber: Afinal, porque está fechada a fronteira com o Paraguai?

Veja também: Roteiro de quatro dias em Foz do Iguaçu

Por que a ponte da Amizade fechou?

Com a pandemia do Coronavírus, os governos paraguaio e brasileiro optaram pelo fechamento da fronteira.

O motivo deu-se a fim de evitar a transmissão comunitária do vírus entre os habitantes de ambos os países, incluindo trabalhadores e turistas.

A decisão veio inicialmente do presidente do Paraguai e as fronteiras permanecem fechadas desde o dia 18 de março.

Ponte da Amizade interditada

Com o fechamento da fronteira o trafego de pessoas entre os dois países foi vetado, sendo permitida a passagem de alguns veículos como caminhões carregando cargas de importação e apenas pessoal autorizado.

Todo esse fechamento causou alguns problemas como a passagem ilegal de pessoas pelo rio, que arriscavam suas vidas apenas para cruzar a fronteira.

A rígida fiscalização também não permite que qualquer um sem autorização passe para o lado paraguaio ou vice versa.

E como está o Paraguai hoje?

Com isso tudo, a situação não ficou nada fácil. Tudo aquilo que dependia do comércio de turistas e moradores passou a sofrer com o prejuízo.

Entre debates, protestos e pedidos de abertura da fronteira, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez afirmou estar ciente dos transtornos causados pelo fechamento da ponte, mas que não tem qualquer pretensão de reabri-la, pelo bem da saúde dos habitantes.

Medidas do governo em relação ao coronavírus

Com o objetivo de não deixar os cidadãos na mão, o governo paraguaio tomou algumas metidas, dentre elas o fortalecimento de projetos sociais para os comerciantes afetados pela pandemia, programas que pretendem superar a crise e auxílio para moradores das cidades diretamente afetadas pela crise, como Salto del Guairá, Ciudad del Este, Pedro Juan Caballero, Capitán Bado e Bella Vista.

Segundo Abdo Benítez, sua prioridade e assegurar a saúde dos paraguaios, tendo em vista que com a quarentena os casos de coronavírus entraram em queda significativa.

Ponte da Amizade  fronteira com Paraguai
Ponte Internacional da Amizade - Fotografia por Avant Produções

A fronteira com o Paraguai abrirá esse ano?

Ao que tudo indica, sim!

Em 22/09/2020 fora aprovado a reabertura da ponte da Amizade pelo governo paraguaio.

De acordo com a diretora do Setor de Migração do Paraguai, Ángeles Arriola, “O Presidente da República do Paraguai foi muito claro e falou que é um passo importante para a reativação da economia local”.

A abertura da ponte da Amizade pelo Governo Nacional Paraguaio está prevista para o dia 24 de outubro.

Veja também: Compras no Paraguai Dicas

Abertura gradual da Ponte da Amizade

Segundo as notícias mais recentes, a abertura será gradual e acontecerá, de primeiro momento, como um teste de 3 semanas.

A carga horária será reduzida para turistas brasileiros e a fronteira ficará aberta para entrada no lado paraguaio das 5hrs as 14hrs. A saída será até as 18hrs, em horário paraguaio.

O período de teste será monitorado pela Reitoria de Vigilância de Saúde.

O que pode atravessar a fronteira com o Paraguai hoje?

Devido a decisão de abertura gradual da fronteira foz do Iguaçu e Paraguai, a entrada e saída está permitida apenas para fins de carga e descarga.

Está permitido, através do Despacho Simplificado, que pequenos caminhões, vans e veículos de pequeno porte (capacidade máxima de 3.000kg) entrem pela Aduana Paraguaia e passem pela Receita Federal do Brasil, seguindo as normas de legislação paraguaia.

Empresários no Paraguai

Como bem sabemos, muitos empresários que moram em Foz do Iguaçu possuem negócios no Paraguai.

E aí? Como eles ficam?

Como o Paraguai está aos poucos reativando suas atividades econômicas, foi criado um novo protocolo para a entrada desses empresários.

Firmes normas devem ser seguidas e procedimentos foram rigorosamente estabelecido, são eles a estadia em hotéis  pré-determinados e com registro de documentação logo no início da entrada no Paraguai, sendo obrigatório respeitar a quarentena.

Como anda o comércio no Paraguai?

Enquanto Foz do Iguaçu já estava com o comércio de portas abertas, o Paraguai tomou a decisão de voltar a funcionar apenas no dia 25 de maio.

Com regras de higiene pré-definidas e segurança sanitária estabelecida, o controle da temperatura de funcionários e visitantes, lavabos espalhados pelas lojas, álcool em gel em pontos específicos, como nos caixas e nas entradas, e limitação de pessoas nos espaços internos, a abertura das lojas foi reduzido para o período das 10hrs às 17hrs.

Mesmo assim, não são todos os shoppings que optaram por abrir as portas e o Paraguai vai permanecer com um número reduzido de lojas funcionando.

shopping del este paraguai ponte da amizade
Imagem cedida pelo Shopping Del Este no Paraguai

Como anda o turismo em Foz do Iguaçu?

Enquanto a fronteira não abre por completo, o turismo em Foz do Iguaçu sofre com a baixa demanda.

Muitos pequenos empresários fecharam as portas e empresas grandes tiveram que reduzir seus funcionários.

E então? Como vai ficar a situação?

Veja abaixo a solução encontrada pelos empresários da fronteira.

Veja também nosso Pacote Cataratas Brasil e Argentina, compras no Paraguai e Parque das Aves clicando aqui.

Novidade! Free shop em Foz do Iguaçu.

Em meio a todo esse caos causado pela pandemia, os empresários de CDE tiveram a ideia de abrir algumas lojas em Foz do Iguaçu.

E para manter o máximo de valores em conta sobre os produtos importados, os vendedores que trazerem suas lojas para este lado da fronteira optaram pela Lei de Free Shop do Brasil, que limita o valor das compras de viajantes de rotas internacionais.

Veja também: Lojas do Paraguai mudarão para Foz do Iguaçu

Conclusão: Ponte da amizade fechada... Por enquanto!

Enfim, depois de meses recebemos um veredicto: A ponte da amizade fechada está com seus dias contados.

Ambos os governos estão trabalhando para manter a saúde de sua população, e se tudo ocorrer bem, o período de teste vai se transformar em definitivo.

E para que isso aconteça nós precisamos fazer nossa parte também!

Por isso, tome sempre as medidas de precaução como o uso de máscara e o distanciamento social, para que possamos aproveitar nossas compras com tranquilidade e sem maiores problemas.

E com essa ótima notícia você já pode organizar as malas e confiar sua viagem a nós, aproveitando nossos pacotes de hospedagem e passeios, aproveitar bons restaurantes e fazer suas compras na fronteira mais famosa do país.

A ANV Travel Service tem os melhores pacotes de passeios e restaurantes para você aproveitar Foz do Iguaçu da melhor forma possível.

E se ainda tiver dúvidas de onde se hospedar, faça como as influencers de Eu Você e Nós, e escolha o Taroba Hotel. Dá uma olhada na postagem delas sobre clicando aqui.

Vale a pena conhecer!

Veja também: ANV Travel recebe selo de Qualidade

Imagem de capa: Avante Produções