Minha experiência no passeio Forest Experience!

Recentemente eu fiz o passeio Forest Experience, oferecido pelo Parque das Aves! E fiquei impressionada! Uma coisa que você tem que estar ciente sobre este passeio é: Ir de mente aberta para novas experiências e cultura. 

Forest Experience Parque das Aves Foz 3

Quando eu cheguei no Parque das Aves, a nossa guia nos levou para um deck (maravilhoso), com sofás, luzes, banheiro... e também tem uma degustação tradicional dos índios.. Tinha caipirinha, chá de verbena e mandioca frita. E vários objetos produzidos pelos índios para a observação. 

Forest Experience Parque das Aves Foz

Ficamos ali até dar a hora de descer até o local de encontro com os índios, a guia nos deus várias explicações bacanas sobre o que íriamos vivenciar, por exemplo: Não fotografar, não usar o celular, em respeito aos índios, já que a intenção deles com esse passeio é nós nos desconectar com o mundo lá fora, ela pede para que nós tirar o volume para o celular não tocar e várias outras informações. 

Forest Experience Parque das Aves Foz 2

Após as instruções, ela nos levou até a trilha, acredito que é menos de 10 minutos andando, é uma trilha bem agradável e tranquila. Quando estávamos chegando mais perto da trilha, já podíamos ouvir as índias cantando e o barulho do tampor, antes de chegarmos no local, a guia nos ensina a saudação "ai u gvt", que todos quem tem falar aos índios para poder entrar na roda em volta da fogueira. 

Assim que todos entram, começamos uma dança em volta da fogueira. Após a dança terminar, nós sentamos em volta da fogueira para conversar, o índio começou a contar a história dos guarani, ficamos sabendo que muita coisa bacana sobre os guaranis!

Ele contou que na tribo deles há mais ou menos 50 famílias, por volta de 200 pessoas, também nos contou que eles foram 'obrigado' a ter RG, então foi necessário todos registrarem um nome e sobrenome e que ele não sabia a idade correta dele, ele não sabe que data exata ele nasceu, mas de acordo com o RG ele tinha 38 anos. Aqui próximo a fronteira há 3 tribos e que o vô dele morava em outra tribo, e que já aconteceu muita briga entre tribos, mas por 'nossa' culpa, o governo dava um tanto x de terra e falava para uma tribo que a terra era dela, e dizia ao mesmo a outra tribo, o que acaba tendo desacerto. 

Forest Experience Parque das Aves Foz 4

Ele nos contou tanta coisa e o melhor do passeio é que você pode perguntar também! Ele nos falou muito sobre viver o momento, aproveitar o que esta acontecendo agora! 

Após a conversa, foi servido o jantar! A comida não é preparada pelos índios, mas sim pelo Parque das Aves, mas quem passa o cardápio é uma índia da tribo. E teve espiga de milho cozida, batata doce, peixe, também é servido tipo um bolinho salgado, muito saboroso e suco de laranja natural. 

E de sobremesa teve beiju (parecido com tapioca) e mel, uma delicia! E uma dica importante, durante o jantar, eles liberam para tirar fotos da comida, mas sem flash, você pode pedir para a sua guia iluminar com a lanterna.

Forest Experience Parque das Aves Foz 5

Após o jantar, nós fizemos mais uma dança de agradecimento, onde eles entregaram bambu para as mulheres e uma espécie de chocalho para os homens, pois eles acreditam que a mulher tem uma Deusa e os homens tem um Deus, por isso é diferente. 

Após o agradecimento, termina o passeio Forest Experience e retornamos para a entrada do Parque das Aves! 

Forest Experience Parque das Aves Foz 6

Informações: Somente maiores de 18 podem participar, mas jovens de 16 e 17 anos podem participar somente se estiverem acompanhados de um adulto responsável. 

Idiomas: português e inglês
Dias: terças e quintas
Duração: aproximadamente 2h30
Horário: variável, com início ao pôr do sol. Hoje operam com ínicio às 18h30
Valor: Consultar 

O que acontece com o dinheiro do ingresso?

O objetivo do Forest Experience é criar maior respeito e visibilidade para os Guaranis dentro do panorama turístico de Foz do Iguaçu, além de proporcionar uma fonte de renda importante para a aldeia. O dinheiro arrecadado retorna para a aldeia de duas maneiras: ao participar do Forest Experience, cada Guarani recebe um pagamento, e uma proporção do dinheiro arrecadado é depositado em um Fundo Guarani, especialmente desenvolvido para que o dinheiro seja empregado, por exemplo, na construção de fontes de água limpa, como um poço artesiano, na criação de abrigos para as reuniões da comunidade, ou até mesmo na compra de um carro para a aldeia. Os membros da aldeia tem autonomia total para determinar como o dinheiro do Fundo Guarani será utilizado. Além disso, os membros da aldeia são consultados para determinar o valor pago para cada participante e para o Fundo Guarani, como também o valor do ingresso. O Parque das Aves não visa lucro com esta experiência, e seu único objetivo é fortalecer a cultura, o orgulho e a saúde da comunidade Guarani.

Gostaria de agendar este passeio? Nos chame no Whatsapp 45 99116-2747