Minha experiência no passeio Iguassu River

Recentemente foi inaugurado um novo passeio em Foz do Iguaçu, chamado como Iguassu River! Eu fui convidada para conhecer e posso garantir que é uma ótima novidade, passeio bem completo com um guia que realmente entende do que diz!

 Iniciamos o passeio na Avenida Brasil, no centro da cidade. Uma van nos levou até o Iate Clube Catararas, para a saída do barco! E ali partimos para a primeira parada, a ponte internacional da amizade! 

iguassu river 02

Quando chegamos na ponte da amizade, o nosso guia nos contou um pouco sobre ela! O tratado de construção da ponte foi assinado em 29 de maio de 1956, umas das curiosades é que foram usados de cimento: 14.000 toneladas e aço: 2.900 toneladas. Muito né? E foi necessário 1.000 homens para realizar a construção da ponte. Início da construção: 1959, data de abertura: 27 de março de 1965, comprimento total: 552,4 m, largura: 13,50 m, altura: 78 m.

iguassu river 04

Após a ponte da amizade, seguimos para próximo da Ilha Acaray, uma ilha cheia de mistérios da região, também conhecida como ilha das cobras, por possuir enormes serpentes e espécimes da fauna e da flora ameaçadas de extinção. O nome da ilha é uma homenagem à tribo indígena Acarayense que foi exterminada pelos espanhóis. De acordo com a lenda, lá viveu uma índia com uma beleza inigualável que toda a tribo estava apaixonado por ela e por causa da sua própria segurança, a bela indiana caminhava sozinha e escondida na parte mais alto da ilha! A ilha Acary foi colocada a venda pela Marinha em 1995 por um pouco mais de um milhão e meio de reais, Felizmente a venda não foi a diane! A idade aproximada estudada da ilha é de 60 milhões de anos. A maior curiosidade a seu respeito, vem da época em que os os engenheiros realizavam estudos para a construção da Ponte da Amizade. Durante a avaliação do solo, perceberam uma grande infiltração de água nas rochas da ilha, o que levou a posterior conclusão de que a ilha, na verdade, seria um vulcão adormecido, sem qualquer atividade remanescente.

Após esse grande conhecimento que adquirimos da história da Ilha, continuamos até chergarmos próximo a Usina de Acaray, Usina de energia do Paraguai, que mesmo com a sua gigante Itaipu do lado, é ativa e é a segunda maior geradora de energia do Paraguai. A idéia da construção da Usina Acaray, era exportar energia, mas atualmente é o Paraguai mesmo que a utiliza. 

iguassu river 05

A próxima parada do passeio foi próximo a Itaipu! Sim, uma vista única da Itaipu que nenhum outro passeio oferece, nós conseguimos ver o vertedouro do barco e uma boa parte da barragem, só estando no passeio para sentir a emoção de estar perto de umas das maiores usinas do mundo de barco! 

iguassu river 06

Após a observação da Usina, voltamos o trajeto para seguir o caminho dos Marcos! Onde ficamos exatamente no meio do encontro dos Rios Paraná e Iguaçu, onde é localizado a fronteira de três Países: Argentina, Paraguai e Brasil! Uma geografica única no mundo! 

Nessa parada, o guia conta melhor sobre a história dos Três Marcos, e as histórias do porque o Marco do Paraguai é diferente e porque ele foi construido só um tempo depois! 

iguassu river 07

Seguimos para mais uma parada incrível que é a Ponte Tancredo Neves, conhecida como ponte Internacional da Fraternidade. Em 1972, os presidentes Emilio Médici, do Brasil, e Alejandro Lanusse, da Argentina, assinaram "Tratado de Intenção" de construir a ponte. Ficou mesmo na intenção, retomada em 1979 por lideranças de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú mediante. Em 1980, a Comissão Mista, conseguiu dos presidentes João Figueiredo e Reynaldo Bignone, em Buenos Aires, a decisão de construir a obra.
Em 13 de janeiro de 1982 e, em 29 de novembro de 1985, os presidentes José Sarney e Raúl Alfonsim inauguraram a obra, com 489 metros de comprimento, um vão livre de 220 metros, 16.50 metros de largura e 72 de altura.
Inicialmente foi batizada de Ponte da Fraternidade, no mesmo espírito que deu à ponte sobre o rio Paraná o nome de Ponte da Amizade, mas o Brasil quis homenagear o presidente que morreu sem assumir o cargo, em abril do ano da inauguração da obra, e ela passou a se chamar Ponte Tancredo Neves.

iguassu river 08

Depois que nos aproximamos bem da ponte da Fraternidade para observar mais sua construção, fomos para próximos a uma cachoeira, conhecida comom cachoeira do carimã! Bem utilizada pela comunidade para acampamentos e banhos! 

iguassu river 09

E então voltamos até o ponto de saída do barco, o Iate Clube Cataratas! Durante o passeio de barco tem mais algumas explicações extras de alguns lugares que também passamos, quem visita Foz do Iguaçu, com certeza deveria incrementar sua estadia com esse passeio!

Após retorno do barco, retornamos até a van e terminamos o passeio na Avenida Brasil, onde foi o mesmo ponto de partida! 

Gostou do passeio? Quer mais informações? Você podem entrar em contato com o nosso atendimento.
Por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por whatspp +55 45 991162747